O Brasil é um país de tamanho continental, por isso foi preciso que diversas modalidades de entrega fossem criadas, conectando o nosso país do Norte ao Sul. Mas, você sabe quais são as principais?
É inegável que as empresas precisam pensar cada vez mais na entrega dos seus produtos de forma a agregar na experiência do cliente. O que inclui um serviço rápido e de alta qualidade, que não interfira na qualidade do produto.
As modalidades de entrega podem variar de acordo com vários pontos, como: veículo utilizado; prazo; o fornecedor e, claro, o método de entrega. Quer saber quais são os principais no Brasil? Basta seguir com a leitura até o final!
1. Correios
Essa com certeza é a modalidade de entrega mais famosa no Brasil — e a que mais perdura. Como falado no início do artigo, o Brasil é imenso e os Correios é a única modalidade que consegue entregar pedidos em qualquer cidade.
Para somar, é muito fácil fazer o cálculo de quanto custará uma postagem e até mesmo em quantos dias chegará ao destino final. Nesse caso, os Correios é ideal para quem não vai despachar produtos grandes a longa distância. Caso a entrega seja regional, outras opções são comparáveis.
2. Transportadoras
Se você já realizou uma encomenda em um varejo de grande proporção, com certeza recebeu seu pedido por uma transportadora. O motivo é simples: para empresas com alto fluxo de entregas, é muito melhor contar com serviços particulares e terceirizados.
Ao contrário dos Correios, essas transportadoras podem trabalhar aos finais de semana e em horários fora do comercial. Há a possibilidade da empresa contratante negociar o valor final, fazendo com que a vantagem em relação aos Correios seja maior ainda.
3. Frota própria
Essa modalidade de entrega é benéfica para as empresas que recebem alto fluxo de pedidos e precisam fazer uma entrega regional com grande agilidade. Por exemplo: um restaurante de grande porte que faz, em média, 200 entregas por noite.
A frota própria é caracterizada pelo porte particular de veículos pela empresa. Ou seja, os funcionários são contratados para realizarem as entregas. Esses profissionais podem ser motoboys ou motoristas de outros veículos, como carros e caminhões.
4. Motoboys terceirizados
Está cada vez mais comum ver motoboys que utilizam do veículo próprio — e não de uma empresa — para ganhar uma renda extra. Essa falta de compromisso formal faz com que esses profissionais sejam associados a diversas empresas, como iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros.
Contratar um serviço de motoboy terceirizado faz sentido se a entrega for local e imediata — seja nos próximos minutos, ou próximas horas. Por mais que a sua popularização seja pelo delivery de comidas, é muito comum ver profissionais entregando documentos, remédio manipulados, etc.
5. Retirada no local
As empresas que possuem ponto físico costumam oferecer a modalidade retirada no local para seus clientes. Isso faz com que o frete seja gratuito, uma vez que, nesse caso, os clientes é que precisarão se locomover.
É ideal para quem reside próximo ao ponto de retirada e quer economizar um pouco mais, retirando o valor do frete.
Nos dias atuais, as modalidades de entrega estão passando por mudanças e abraçando a tecnologia. É possível ver empresas apostando na entrega por drones, por exemplo. Mas, por enquanto, essas são as modalidades mais famosas por aqui.
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