Marketplace para delivery: vantagens e desvantagens

marketplace para delivery

Você já ouviu falar em marketplace para delivery? A estratégia está sendo adotada cada vez mais no Brasil, principalmente pelas empresas que desejam oferecer um produto exclusivo aos seus clientes.

No entanto, para que a estratégia seja assertiva, é imprescindível que haja um bom planejamento de negócios. Neste artigo exclusivo, descubra o que é marketplace para delivery, suas vantagens e desvantagens. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é um marketplace para delivery?

Marketplace é uma plataforma onde os fornecedores podem se reunir para vender seus produtos ou serviços para uma base de clientes selecionada. 

O papel de um proprietário de mercado é reunir os fornecedores certos e os clientes certos para impulsionar as vendas por meio de uma plataforma excepcional de vários fornecedores.

Quais são as vantagens do marketplace para delivery?

Descubra abaixo

Confiança do cliente 

Vender nesses sites ajuda as pequenas empresas a gerenciar seu atendimento ao cliente e fazer trocas e devoluções de maneira oportuna e eficiente. Isso ajuda a construir confiança com seus clientes. 

As pessoas não compram de pequenas empresas simplesmente porque não confiam na qualidade do serviço que receberam.  A venda de produtos em grandes marketplaces online ajuda as pequenas empresas a ganhar credibilidade entre seus clientes. 

Eles confiam em fazer pagamentos nesses sites e não hesitam em compartilhar seus detalhes de pagamento, como no caso de um site B2C (empresa para cliente) recém-lançado. 

Excelente serviço ao cliente

O serviço pós-venda desempenha um papel muito importante no estabelecimento da confiança entre os clientes e na experiência do cliente.

Vender seus produtos nessas plataformas pode ajudar a evitar o incômodo de fornecer atendimento e gerenciamento ao cliente. Esses sites cuidam de todos os serviços pós-venda, como devoluções, trocas, pagamentos de entrega e muito mais. 

Gestão de expedição e entrega

No caso de negócios online, o envio e a entrega são uma parte significativa do processo. Vender seus produtos na Amazon e Flipkart ajudará a evitar o incômodo de gerenciar a logística. 

Esses sites gerenciam todo o envio e entrega dos produtos. Eles também gerenciam a logística para devoluções e trocas. Isso ajuda a economizar uma enorme quantidade de custos para pequenos varejistas.

Quais são as desvantagens do marketplace para delivery?

Confira:

Alta competição

Sempre haverá vários vendedores que possuem um catálogo de produtos semelhante. Para aumentar as vendas e a receita, diferentes varejistas oferecem descontos e brindes aos seus clientes. 

Isso torna ainda mais difícil para novos negócios ou startups estabelecerem sua presença no mercado. Devido a essa alta concorrência, as pequenas empresas não conseguem aumentar suas vendas. 

Atrasos no pagamento

As vendas offline permitem o recebimento imediato do pagamento. No caso de negócios online, o dinheiro não é creditado na sua conta imediatamente. Uma vez que o pedido é feito e as vendas são feitas, leva alguns dias até que o dinheiro chegue ao vendedor.  

O pagamento é recebido primeiro pelo mercado. As taxas de serviço e outras deduções são feitas antes de transferir o valor para o vendedor.

Custos de marketing de mídia social

Devido ao alto nível de concorrência, os vendedores precisam promover seus produtos online em vários canais de mídia social. Eles também precisam incorrer em custos de marketing de mídia social para promover seus produtos, o que acaba afetando seus lucros.

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