O marketing de experiência permite que você se conecte com seus clientes de maneira autêntica e relacionável, enquanto cria reconhecimento e fidelidade da marca. Você será recompensado com insights profundos do consumidor que podem ser inestimáveis.
Seus clientes têm a oportunidade de interagir com sua marca e experimentá-la de uma maneira que nunca poderiam fazer com o marketing tradicional. Para somar, sua empresa tem a oportunidade de criar experiências incríveis que criam confiança e fidelidade com seus clientes atuais e atrair futuros clientes a aprender mais sobre sua marca.
Mas, é possível utilizar o marketing de experiência no delivery? A resposta é sim: Para saber como, basta ler o artigo até o final!
O que é marketing de experiência?
O marketing de experiência é uma forma de engajar os clientes da marca por meio de interação ao vivo.
As marcas criam conexões emocionais com as pessoas mergulhando seu público em um produto ou serviço. Essas conexões ajudam as empresas a conquistar novos clientes, manter os clientes atuais e criar embaixadores de marca leais e de longo prazo.
Mas, então, o que não é marketing de experiência?
O marketing de experiência não é a mesma coisa que marketing de eventos ou marketing de influenciadores, embora inclua elementos de cada um.
O marketing de experiência é construído em torno de uma estratégia de longo prazo para envolver um público por meio de experimentos interativos de marca. Embora definitivamente inclua eventos, não se limita a eventos.
Por exemplo, projetar uma bela sede de empresa, completa com uma cabine de fotos de marca e uma exposição interativa de história, contaria como marketing experimental. Mas essa sede seria uma instalação permanente – não um evento momentâneo.
Por que as marcas usam o marketing de experiência?
Essa estratégia de marketing atrai e engaja facilmente as pessoas por meio de métodos interativos e garante uma experiência inesquecível.
As empresas utilizam a técnica e se comunicam com seus consumidores face a face para estabelecer conexões emocionais, memórias duradouras, impressões positivas, etc. Eventualmente, isso melhora o relacionamento dos clientes com a marca e o valor vitalício do cliente.
Quais as melhores dicas para o Marketing de Experiência no delivery?
Confira abaixo:
1. Entenda seu público-alvo
Algumas empresas direcionam todos os seus esforços para criar algo único, inesquecível e divertido e esquecem o elemento mais importante – seu público-alvo.
É por isso que a equipe de marketing e vendas da sua empresa deve ter tempo suficiente para pesquisar seus compradores ideais e o tipo de publicidade que eles mais preferem na fase de planejamento.
Como resultado, você conhecerá os interesses, preferências e necessidades do seu público e poderá cumpri-los ao se comunicar pessoalmente.
2. Crie e comunique uma mensagem clara
Ao pensar em uma mensagem apropriada, certifique-se de que ela esteja alinhada com o estilo de comunicação da sua marca e permita que os clientes construam associações fortes.
3. Incentive os clientes a divulgar informações
Depois de lançar sua nova campanha, inspire as pessoas a compartilhar suas fotos e vídeos do seu evento nas mídias sociais e fóruns para se tornarem promotores boca a boca da sua empresa. Isso ajudará você a alcançar ainda mais pessoas e atingir o objetivo da sua campanha.
Gostou de saber o que é marketing de experiência e como o delivery pode se apropriar desse conceito? Continue no nosso blog e leia o artigo: E-commerce e delivery: como andam lado a lado pela experiência do cliente