E-commerce e delivery: como andam lado a lado pela experiência do cliente

E-commerce e delivery

Você já parou para pensar que atualmente o e-commerce e delivery são serviços fundamentais para os brasileiros? Afinal, estamos passando por uma verdadeira revolução tecnológica, que está mudando a nossa forma de consumir.

No artigo abaixo, descubra como esses dois serviços estão andando lado a lado, fomentando ainda mais a experiência do cliente. Confira também as melhores dicas para otimizar a entrega de produtos. Vamos lá?

Como o e-commerce e delivery vem ganhando força?

Não é novidade para ninguém que a pandemia de Covid-19 forçou todo mundo a permanecer dentro de casa. Isso fez com que muitos processos migrassem para o virtual.

E é exatamente dentro desse cenário que o e-commerce e o delivery ganharam enorme importância. Para se ter uma ideia, apenas no segundo semestre de 2020 mais de 7,5 milhões de domicílios compraram online bens de consumo massivo. 

Isso representou um número maior de 18,4% do que as compras realizadas fisicamente no mesmo período.

Já em 2021, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em relação ao ano anterior, faturando mais de R$ 161 bilhões. De acordo com um estudo da Neotrust, o número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas

Por que o serviço de delivery é tão importante?

A entrega de mercadorias costumava levar de 7 a 10 dias úteis, com poucas opções disponíveis para os clientes. No entanto, à medida que a tecnologia evoluiu, também evoluiu o número de métodos e opções de entrega.

Os clientes de hoje têm muitas opções quando se trata de receber os produtos que compram online. Isso levou a uma mudança total de atitude em relação a como a entrega deve funcionar. As entregas no dia seguinte não são mais apenas uma vantagem, elas são realmente esperadas. Portanto, se sua empresa não oferece uma variedade de opções de entrega, pode estar perdendo muitos clientes em potencial.

A entrega também é a última impressão que um cliente tem do seu negócio. Portanto, se eles tiverem um problema , isso os deixará com uma visão negativa da sua marca e dificilmente comprarão de você novamente.

Existem até empresas que oferecem entrega no mesmo dia em localizações geográficas específicas. Essa expansão de entrega está ocorrendo nos EUA e no Reino Unido, com maior foco no mercado de supermercados online.

Como melhorar a experiência de e-commerce e delivery?

Há muitas maneiras de melhorar seu serviço de entrega como uma empresa de comércio eletrônico, as cinco principais melhorias são indicadas abaixo:

Variedade de opções de entrega

Se ainda não o fez, certifique-se de adicionar várias opções de entrega para seus clientes escolherem. Como mencionado anteriormente, a entrega no dia seguinte tornou-se a norma e qualquer empresa que não ofereça isso sentirá as repercussões nas vendas. Quanto mais opções você fornecer, mais felizes seus clientes ficarão.

Escolha a empresa de logística certa:

Há um erro caro que você pode cometer com seu serviço de entrega e isso é escolher o correio errado. Não basta olhar para o custo ao escolher o correio certo para sua empresa. Você precisa garantir que está usando um serviço de entrega acessível e confiável para manter seus clientes satisfeitos. 

Algumas pequenas empresas podem executar seu serviço de entrega sozinho, mas uma vez que os pedidos aumentam, um mensageiro é vital para aliviar esse estresse e permitir que você se concentre em outras partes do negócio.

Rastreamento de encomendas:

Uma grande quantidade de pedidos pode causar confusão, por isso é recomendado que as encomendas sejam rastreadas. Isso permite que a empresa monitore todas as encomendas enviadas e, se ocorrer um problema, isso pode ser corrigido rapidamente, pois o último paradeiro da encomenda é conhecido.

Preço de entrega:

Os clientes apreciam particularmente as opções de entrega gratuitas ou com desconto. Muitas empresas oferecem entrega gratuita se um cliente gastar uma quantia definida. Ofertas especiais de entrega podem incentivar gastos adicionais e atrair mais clientes para sua empresa. 

Pode ser a diferença entre um cliente ir a outro lugar para comprar o mesmo produto. Embora possa parecer que você está perdendo dinheiro, os preços de entrega reduzidos podem aumentar as vendas.

Satisfação do cliente:

Os clientes são o fator mais importante nos negócios de comércio eletrônico e, portanto, a satisfação do cliente deve ser a principal prioridade em tudo que você faz. Isso não é diferente ao fornecer um serviço de entrega. 

Assim, querem comunicação desde o início de sua experiência. Isso inclui oferecer opções claras de serviço de entrega no site e confirmação do pedido após a compra na tela e por e-mail. Os clientes confiam nas atualizações e isso destaca para eles que uma empresa se preocupa com o recebimento de sua entrega.

Gostou de conferir como e-commerce e delivery andam lado a lado? Continue no nosso blog e descubra como funciona um Sistema PDV para Restaurantes!