Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 trouxe necessidades de adequações de mercado. Um bom exemplo ocorreu no setor de alimentação, com a necessidade de adequações. Mas você sabe como organizar pedidos delivery?
O serviço que surgiu com o propósito de facilitar a rotina das pessoas tem como foco a agilidade. Por isso mesmo, o atraso é uma condição pouco tolerada pelo cliente.
Portanto, é fundamental que os pedidos estejam organizados de forma a facilitar o atendimento. Nesse sentido, vale a comunicação direta com o time interno com a proposta de criar uma estratégia funcional.
A organização como ponto de sucesso do negócio
A gestão dos pedidos realizados é fundamental para a organização interna. Esse processo contribui para o sucesso do negócio e ajuda na praticidade da operação. Até porque, para quem busca ser referência no mercado a padronização de processo é um pilar básico para o sucesso.
O delivery se tornou uma opção de comodidade para a correria do dia a dia. Para se ter uma ideia, em 2021 os gastos com os pedidos on-line aumentaram em 24%, o que representa mais de R$40 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Instituto Service Brasil e também apresenta um fluxo on-line superior a 2 bilhões de cliques.
Segundo os especialistas do instituto, a pandemia da Covid-19 é uma das responsáveis pelos números de crescimento do setor de delivery. Já que com os dias de isolamento e tendência de trabalho home office, muitas pessoas aderiram à praticidade dos pedidos por aplicativo.
Mas nesses cenários de ampliação muitos estabelecimentos não estavam prontos para a tendência de mudança. Com isso, houve necessidade de adequações de processos com a ideia de criar um fluxo de entregas para o cliente final.
O que fazer para organizar o seu delivery?
Assim, com a correria e mudanças repentinas, a maioria dos negócios seguiu com dúvidas de como organizar pedidos delivery. O grande problema disso está relacionado às entregas realizadas em atraso ou com erro de pedidos. Isso tem reflexo na fidelização.
Portanto, para conquistar sucesso no delivery é primordial que o negócio estabeleça processo de organização. Mas como fazer isso de uma forma sincronizada dentro da operação? Para ajudar nesse processo, criamos uma lista com os 3 pontos que te ajudarão a organizar os pedidos de entregas da sua empresa.
1. Entrega
Antes de mais nada, priorize a qualidade do serviço de motoboy. A entrega impecável, rápida e a qualidade do produto são pontos básicos para quem trabalha com delivery. Portanto, escolha entregadores engajados com o seu negócio e dispostos a levar a qualidade do serviço ao cliente final.
Na contratação, você tem inúmeros caminhos: CLT, prestador de serviços ou opções de terceirizados. Escolha o modelo ideal para o seu negócio e crie rotas de entrega com a finalidade de levar o produto com rapidez até o cliente.
2. Cardápio
Sabe aquela máxima do “menos é mais”? Então, leve em consideração durante a elaboração do cardápio. Pensar em sugestões mais enxutas focadas em atender as necessidades do cliente.
Para isso, o importante é escutar o cliente e saber o que ele procura no seu estabelecimento. A escuta cuidadosa é a melhor forma de encantar o seu cliente em cada detalhe do seu negócio.
3. Organização
O erro no delivery pode significar a perda efetiva do cliente. O pedido entregue errado tem reflexos negativos e pode fazer com o que a pessoa busque um outro fornecedor. Portanto, faça com que a entrega seja organizada e surpreenda constantemente o seu público.
A qualidade da entrega por delivery
Além desses parâmetros, tenha em mente que alguns pontos básicos não podem ser deixados de lado, como a escolha da embalagem, o treinamento da equipe, a qualidade do produto e a forma como o seu cliente receberá o produto.
No Clube do Motoboy, você encontra a solução ideal para o seu negócio com entrega de excelência. Na empresa, você encontra o formato de organização para o delivery com a opção de acompanhar o motoboy em tempo real.