Nos grandes centros urbanos, o serviço de delivery é um alento para a grande maioria das pessoas. Em Belo Horizonte, a regra não é diferente, já que essa é a alternativa que viabiliza o movimento nas cidades brasileiras. Mas muitos empresários não sabem como contratar um motoboy em BH.
Esse conteúdo foi pensado para esclarecer dúvidas sobre contratação de profissionais em diferentes formatos. Antes de mais nada, é importante conhecer a legislação trabalhista. Esse é o ponto focal para que a relação entre empregado e empregador seja saudável.
Portanto, estabelecer uma comunicação respeitosa é o primeiro passo para que a contratação ocorra com eficiência. Para essa relação consistente, a busca pelo motoboy em BH precisa ser realizada de acordo com os parâmetros financeiros da cidade.
Na prática, isso significa que os valores pagos aos profissionais precisam seguir a tabela da região. Com isso em mente, o momento é entender as possibilidades de contratação. O formato justo de remuneração é um ponto importante para o relacionamento. A partir disso haverá uma construção baseada em confiabilidade com entregas de alto padrão
Conheça possibilidades de contratação de um motoboy em BH
Mas se a dúvida geral é sobre legislação trabalhista, listamos os principais modelos para a contratação de um bom motoboy em Belo Horizonte e em toda região metropolitana de BH. Entre as opções, o empresário pode optar pela CLT, MEI, parceria via APP, contrato de terceirização, entre outros. Conheça e saiba qual é o mais adequado para o seu negócio.
1 – Contratação do profissional com carteira assinada
No formato CLT, o motoboy é um típico funcionário da empresa. Isso significa que tem direitos e deveres. Na prática, o profissional tem salário fixo, horário a ser cumprido, férias, ⅓ salário e direitos trabalhista.
Nesse modelo de contratação, o funcionário atende diretamente a empresa. Desse modo, é possível treiná-lo de acordo com as regras da cultura da organização. Essa alternativa é elogiada por muitos empresários, pois se trata de uma forma de controle da operação logística.
2 – Contratação de motoboy via MEI
Nessa solução, o profissional é um microempreendedor individual, ou seja, o motoboy é um prestador de serviço. Logo, é muito importante que o empresário compreenda o formato, visto que o motoboy não é um funcionário subordinado da empresa.
Aqui, a relação do “combinado não sai caro” deve ser levada em consideração. Os valores devem ser combinados previamente, bem como o período em que os serviços desse motoboy será utilizado.
Contudo, o empresário deve ficar atento para que vínculos trabalhistas não sejam gerados. Além disso, a estrutura de trabalho precisa ser muito organizada para que o profissional possa prestar serviços de acordo com as necessidades da empresa.
3 – Atuação em aplicativos
Esse modelo se popularizou nos últimos anos, principalmente devido à pandemia da Covid-19. O empresário pode realizar o cadastros em diferentes APPs, como iFood, Rappi e Daki a fim de oferecer o serviço de entrega ao cliente.
Os aplicativos podem ter funções diferentes, sendo que cada plataforma oferece um modelo de plano que pode (ou não) ser o mais adequado para cada negócio. Portanto, o indicado é manter a realidade financeira de cada empresa, e, a partir desse direcionamento, realizar a parceria.
O iFood, por exemplo, conta com a opção de plano básico e entregas. Para os locais que contam com frota própria, o plano básico atende com excelência as necessidades.
4 – Terceirização de entregas via motoboy
A alternativa é indicada para empresas que buscam garantir a qualidade das entregas, porém não buscam realizar a gestão dos prestadores de serviços. Nesse caso, há um contrato com uma empresa que gerencia frota própria de motoboys.
Em BH, o Clube do Motoboy possui alto padrão na realização de serviços de entrega e coleta, com excelente avaliação. A atuação ampla e a experiência em diferentes negócios faz com o que a empresa seja uma ótima alternativa para quem busca a contratação de motoboy em BH e na região metropolitana.
Gostou das possibilidades? Saiba também como realizar o serviço de entregas para escritórios.