Profissão Motoboy: como ser profissional na área?

profissão motoboy

Muitos profissionais autônomos estão buscando novas formas de complementar a renda mensal. Um dos segmentos que mais chama atenção é o da entrega delivery. Mas, você sabe quais são os principais requisitos para ingressar na profissão motoboy?

Muitos acreditam ser tranquilo realizar a profissão, afinal, não é necessário qualquer tipo de diploma classificatório, mas é aí que mora o grande erro. Nós sabemos o quanto as estradas brasileiras podem ser perigosas, por isso, um profissional motoboy desqualificado pode correr grandes riscos.

Além disso, as empresas que oferecem serviço delivery querem que as suas encomendas cheguem bem em casa, o que pode ser uma barreira para os motoqueiros mais desastrados.

Se você quer saber de fato quais são os requisitos obrigatórios para exercer a profissão motoboy então você está lendo o artigo correto! Continue a leitura até o final para descobrir tudo!

Antes de tudo, o que faz um motoboy?

Essa indagação pode ser um pouco óbvia para alguns, mas é importante ressaltar o que faz um profissional motoboy e qual a sua importância para a sociedade atual.

O motoboy é o encarregado de entregar todas as encomendas realizadas por meio de delivery. Essa entrega pode ser diversas, desde comida (por exemplo, os que trabalham com o iFood), bebidas (que trabalham com Zé Delivery) ou até mesmo documentos importantes — uma das modalidades oferecidas pelo Clube Motoboy.

É esse profissional quem realiza todo o trajeto, tendo a certeza que a encomenda chegará nas mãos da pessoa certa, no momento correto.

Como o nome dá a entender, grande parte utiliza o veículo autônomo moto para finalizar o caminho. No entanto, existem profissionais que se enquadram na profissão motoboy e utilizam outros veículos, como é o caso de bicicletas e motocicletas.

Quais os requisitos obrigatórios para se tornar um profissional motoboy?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a profissão motoboy, deve estar pensando: então é só ter uma moto e fazer uma afiliação a empresas de delivery. Errado!

Abaixo, confira os requisitos obrigatórios e indispensáveis para quem deseja exercer a profissão:

Idade

Ao contrário do que muitos pensam, é necessário ter mais de 18 anos para ser um profissional motoboy. No caso, a idade mínima é de 21 anos.

Habilitação

Por ser um profissional que necessita 100% do seu veículo, é obrigatório ter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria A, que possibilita a condução de veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cm³ de cilindrada.

Mas basta tirar a carteira e começar a fazer entregas deivery? Não! É requisito obrigatório ter, no mínimo, dois anos de habilitação na categoria A da CNH, além de não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH decorrente de crime de trânsito.

Curso especializado

O curso para motoboy é obrigatório e previsto pelo Departamento de Trânsito (Detran). Podendo ser online ou presencial, a sua principal finalidade é perpassar pelos seguintes temas:

• segurança e saúde;
  • noções de legislação;
  • ética e cidadania na atividade profissional;
  • gestão de risco sobre duas rodas;
  • logística;
  • procedimento para o transporte de cargas;
  • e muito mais.

A carga horária obrigatória é de, no mínimo, 30 horas/aula.

Equipamentos

Como citado anteriormente, essa profissão pode ser de risco, visto que muitas vezes o piloto motoboy encontrará dificuldades no trânsito. Os equipamentos corretos podem auxiliar na prevenção de acidentes grandes. Veja os principais:

• Capacete: precisa ser certificado pelo Inmetro, com faixa retrorrefletiva em todos os lados, devidamente afivelado e fixado à cabeça, com viseira transparente;
  • Colete: é obrigatório o uso de colete de material resistente, com retrorrefletivos para se tornar mais visível.

Por fim, quem deseja realizar a profissão motoboy necessita apresentar uma certidão negativa, do Cartório de Distribuição Criminal.

Gostou de descobrir como é a profissão motoboy e como se tornar um? Continue no nosso blog para conferir mais conteúdos como este!