O cliente, enfim, escolheu viver a experiência proposta pelo estabelecimento. A partir de então, fica a ansiedade com a chegada do produto. A demora na entrega pode impossibilitar a realização satisfatória com a jornada. Portanto, é preciso que o motoboy seja rápido para entrar em contato com o cliente (caso seja necessário).
Obviamente, existem imprevistos que podem interferir diretamente na logística da entrega, principalmente nos grandes centros urbanos. Contudo, é importante que o cliente tenha conhecimento dos processos e que a comunicação seja embasada na humanização.
Para tanto, o estabelecimento precisa contar com a eficiência do motoboy que estará realizando a entrega. Afinal, é importante que o profissional esteja atento ao tempo e entre em contato com o cliente, sempre que necessário, para estabelecer uma relação de confiança.
Mas para que isso seja viável, o controle do processo interno precisa ser impecável. Ou seja, assim que o pedido chegar ao estabelecimento o processo de disparada interno precisa ser gerido com qualidade.
Priorize a fidelização e realize constantemente o contato com o cliente
O controle dos processos é essencial para que a experiência do cliente não seja desagradável. Até porque, caso isso ocorra, ele pode não ser compreensivo e decidir por não dar uma nova chance ao seu negócio. Aliás, manter a fidelidade do cliente é cerca de 5 vezes mais barata do que o custo de aquisição de público novo.
Dessa forma, priorizar aqueles clientes fidelizados precisa ser uma prioridade do negócio e um formato ideal para o sucesso. Já que é muito mais barato e eficiente para qualquer empresa.
Motoboy: o cartão de visita do estabelecimento
Para isso, tenha uma ótima relação com o motoboy responsável pela entrega. O profissional será o ponto físico de contato com o cliente, ou seja, o “cartão visita” da empresa junto ao público final.
Portanto, engajar esse profissional para realizar o contato prévio com o cliente pode aumentar a fidelização, bem como a excelência de toda a jornada. Em busca de exemplificar o passo a passo de como realizar o contato com cliente (caso necessário), listamos 5 pontos que devem ser levados em consideração.
Comunicação eficiente
A falta de informação é definitivamente motivação de insatisfação para clientes de diferentes perfis. Desta maneira, estabelecer uma comunicação direta e sem ruídos ajudará na resposta rápida ao cliente. O sistema de rastreio é um bom custo-benefício e potencializa a qualidade da experiência vivida pelo cliente.
Gentileza gera gentileza
É importante que o entregador saiba da importância do trabalho para o negócio. Assim, ele estará disposto a comunicar diretamente ao cliente (via SMS ou WhatsApp, por exemplo) imprevistos que podem ter ocorrido durante a entrega.
Nesse momento, a sinceridade e gentileza nunca falham. Estabeleça uma conversa educada e humanizada. Isso fará com o que o público tenha paciência e perceba que a empresa está em busca de uma solução.
Confira os equipamentos
Faça um checklist no equipamento utilizado durante a entrega. No caso do delivery de alimentos, é essencial que a bolsa térmica esteja em perfeito estado. A motocicleta utilizada no trabalho também precisa ter passado por revisão. Os equipamentos de segurança são imprescindíveis e de forma alguma podem ser esquecidos.
Cuidado
“A pressa é inimiga da perfeição.” Tenha em mente esse ditado. É claro que a agilidade é uma característica importante nesse segmento, porém isso não significa que é para você arriscar a sua vida. Respeite os limites e os códigos de trânsito.
Contribua para o sucesso do estabelecimento
Seja parte engajada do estabelecimento e contribua para o sucesso da jornada de experiência do público final. Assim, o seu trabalho será reconhecido e a experiência do cliente potencializada. Saiba como contratar um motoboy BH e como oferecer um serviço de excelência.