Manutenção de clientes: como fazer de forma assertiva

manutenção de clientes

No mercado competitivo de serviços, entender a necessidade e desejo do cliente são desafios que fazem com o que empresas se destaquem. Outro ponto importante para o sucesso é encontrar o formato ideal para a manutenção de clientes.  O que acha de aprender algumas dicas e fomentar seu negócio?

Esse processo de fidelização é realizado a partir de estratégias bem conduzidas. Para isso, o planejamento pode ser idealizado de diferentes formas, como o disparo segmentado de e-mail marketing. Mas antes de pensar em qualquer ação, o fundamental é conhecer o perfil dos clientes.

Assim, a idealização do projeto de comunicação se torna assertiva e ainda contribui diretamente para o aumento de faturamento. Além disso, estabelecer relacionamento com o público contribui para o sucesso da proposta e ajuda na promoção de qualquer marca.

Como realizar a manutenção de clientes na empresa?

Contudo, antes de propor inovações de comunicação, o primeiro passo é simples e consiste na estruturação do negócio. Para tanto, coordenar o ambiente interno e entender a capacidade do negócio são prioridades.

Dessa forma, antes de potencializar o planejamento, coloque no papel cada etapa do negócio, bem como custos, ganhos e gestão geral. Essa estruturação é fundamental para a solidez de um negócio e ajuda diretamente para a manutenção de clientes e na fidelização do público final. 

Esses detalhes de negócio necessitam ser priorizados, já que manter clientes satisfeitos é garantia de propagação positiva. Aliás, a avaliação positiva ajuda na construção de credibilidade do negócio. Tanto que as notas altas review contribuem diretamente para que a empresa esteja mais bem colocada no Google.

Pontos positivos da fidelização de clientes

Os clientes satisfeitos cumprem naturalmente o papel de divulgação do negócio e incentivam outros clientes a conhecerem a marca. Outro ponto que merece destaque é o fato da fidelização de clientes contribuir para o equilíbrio financeiro das contas, em razão que esse cliente já foi cativado e se tornou um fã da marca.

Todavia, para conhecer esse cliente é importante buscar informações. Mas você tem ideia como começar isso? Então, um bom início desse trajeto consiste em estabelecer uma conversa franca e conversar com o seu público. Isso significa que esse cliente fidelizado pode contribuir imensamente com insights.

Nesse reconhecimento, existem alguns parâmetros que devem ser priorizados no levantamento, como profissional, hábitos de consumo, gênero, faixa etária, profissão, entre outros.

A pesquisa de perfil pode ser feita por meio de ferramentas mais robustas ou a partir de um questionário de perguntas no Google Forms. A proposta é enviar o levantamento para o grupo de clientes que já foi encantado pela marca e guiar estratégias.

Experiência de satisfação do cliente

Contudo, também é fundamental que aquele cliente que não fez a recompra ou que realizou uma publicação negativa no Instagram também seja mapeado. Nesse caso, o tratamento deverá ser diferenciado e a busca é entender quais os pontos que o decepcionaram na jornada.

Para compreender esses aspectos e manter uma conversa direta, uma equipe capacitada é fundamental. Portanto, treine as pessoas para que a jornada do cliente seja de alto nível e que quando algo não for conforme o esperado, haja uma forma de reverter a impressão ruim.

O ideal é que a empresa se coloque no papel de cliente e, assim, crie formas de agradá-lo em curto prazo. Já que, muitas vezes, as estratégias mais robustas de marketing podem ter retorno mais demorado. Mas não pense que a ideia é ideias com alto custo financeiro e desequilíbrio de caixa.

É possível surpreender o cliente em detalhes. Por exemplo, um cartão escrito à mão e assinado pelo proprietário ou, quem sabe, um bombom gostoso desejando um bom dia. O importante é que a pessoa sinta que é importante para o negócio. Dessa forma, a manutenção será vitalícia, bem como a manutenção dessa pessoa na base.

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