Logística: o que é, porque é tão importante e como aplicar

Logística: o que é

A criação de uma marca consolidada está longe de ser uma tarefa simples. Os processos são diversos e constituídos por inúmeros pilares. Entre as prioridades, é importante entender o funcionamento geral do seu negócio. Para te ajudar nessa tarefa, falaremos hoje sobre logística: o que é, porque é tão importante e como aplicar.

O conceito geral do que é logística pode até ser visto como generalista, mas, de forma objetiva, ele está ligado ao processo de transporte e armazenamento de produtos. Sendo que a matéria-prima também integra o conceito central de logística, que tem como finalidade a entrega de produtos para o cliente. 

Nesse contexto, é fundamental para qualquer porte de empresa que esses parâmetros estejam alinhados de forma estratégica. Tanto que empresas gigantes do mercado investem cotidianamente em profissionais com visão específica para esse segmento. 

Mas se engana quem pensa que essa mentalidade deve ser restrita às organizações de grande porte que precisam priorizar o fluxo de entrega. A grande verdade é que pensar em entrega eficiente é essencial para qualquer tamanho de empresa. 

Os frutos positivos da entrega eficiente

Quando esse processo é realizado de forma eficiente, as consequências são prontamente avaliadas pelo cliente. Isso gera valor à marca, cria valor e faz com o que seja um passo importante da estratégia de overdelivery.

Portanto, quando o assunto é empreendedorismo, é imprescindível trabalhar guiado a partir de estratégia de logística bem desenhada. Ainda não tinha pensado sobre isso? Então, volte alguns passos no seu planejamento e entenda melhor sobre seu negócio, infraestrutura, armazenamento e a realidade do seu negócio.

O que é a logística das empresas de alimentação?

No caso de empresas de alimentação, esse raciocínio precisa acompanhar todas as etapas do negócio. Além disso, entender como esses produtos serão entregues à casa do cliente é muito importante para o sucesso da empreitada. Até porque, por mais gostosa que seja uma pizza ou sanduíche, ninguém estará disposto a saborear a comida fria.

Sendo assim,  pensem em possibilidades e esteja ciente que haverá a necessidade de encontrar um profissional direcionado para realizar as entregas da produção. Nesse caso, a contratação do motoboy pode ser realizada de diferentes formatos.

Para isso, é importante que todas as possibilidades estejam mapeadas e sejam selecionadas de acordo com o perfil de cada empresa. Com os restaurantes, por exemplo, esse profissional será o seu principal cartão de visita junto ao cliente final.

Qual o melhor formato de contratação do motoboy?

Dessa forma, é importante que a escolha seja realizada de forma consciente, bem como o formato de contratação. Em geral, você pode optar pelo vínculo via CLT. Nele, o motoboy terá obrigações e deveres, assim como o empregador.

No caso do MEI (microempreendedor individual) a relação é conduzida por meio de prestação de serviços, ou seja, o profissional realiza um trabalho, emite nota e o pagamento é realizado. Além desses, a empresa ainda tem a opção de terceirizar a mão de obra e contratar uma empresa.

Nesse exemplo, os profissionais são ligados diretamente à empresa contratada que tem a responsabilidade de cumprir os acordos estabelecidos. Essa opção se tornou a preferida para muitos donos de estabelecimentos, já que não há vínculo e o gerenciamento é realizado pela empresa terceirizada.

A liberdade do serviço terceirizado de entrega

Esse é o formato de trabalho do Clube do Motoboy, que realiza serviços diversos, com coletas, entregas de delivery e e-commerce, entre outros. Tudo com a segurança tecnológica, que disponibiliza que a empresa acompanhe em tempo real o status do motoboy e da entrega. 

O cliente busca agilidade, segurança e capricho. Portanto, para aqueles que buscam se destacar no mercado, o princípio básico é entender os parâmetros relacionados à entrega e ao produto solicitado.