Graças ao avanço das vacinação e de outras medidas de cautela, podemos dizer que a pandemia está próxima ao seu fim. É fato que, hoje, podemos perpassar por lugares abertos e fechados sem a máscara, o que já demonstra um avanço impressionante.
Um dos setores que mais teve ascensão durante a pandemia foi o de delivery, principalmente o de comida. De acordo com dados da Mobilis, o delivery de alimentos subiu 187% no Brasil com gastos médios por usuários de aproximadamente R$100, segundo estudo realizado com 46.000 usuários.
Mesmo com as medidas precatórias chegando ao fim, muitos ensinamentos foram deixados para o segmento delivery. Afinal, a forma que interagimos hoje é muito diferente da práticada antes do início de 2020.
Quer entender quais são os principais ensinamentos e práticas a serem mantidas no Delivery pós covid-19? Basta continuar o texto até o final!
Uma reflexão do delivery pós-pandemia
Nos últimos meses, a entrega e a retirada se tornaram uma tábua de salvação para restaurantes em todo o mundo.
Embora a pandemia do COVID-19 seja o desafio mais difícil que o setor já enfrentou, ela ilustra a notável resiliência dos restaurantes, que estão mudando todo o seu modelo de negócios da noite para o dia, fazendo o possível para se adaptar à crise.
A entrega de comida era um negócio em expansão antes de sermos atingidos pelo coronavírus. E agora, mais do que nunca, as opções de pedidos online rápidas, convenientes e eficientes tornaram-se a norma.
Depois que tudo isso passar, alguns desses novos hábitos permanecerão e mudarão a maneira como abordamos a entrega todos juntos.
Tecnologia de pedidos móveis
A tecnologia de pedidos móveis se tornará o novo padrão para a indústria de restaurantes. Combinando a necessidade de conveniência com preocupações de segurança e saúde, aplicativos móveis e sites de pedidos online continuarão a funcionar bem.
Os restaurantes terão que se comprometer com pedidos online, seja através de seu próprio site ou aplicativo, ou de terceiros como Uber Eats, iFood, Zé Delivery, etc.
Independentemente de os restaurantes lidarem com entrega e retirada por conta própria ou com a ajuda de um provedor de serviços de entrega terceirizado, eles terão que otimizar suas operações para que possam lidar com esses novos tipos de pedidos da melhor maneira possível.
Experiência de atendimento ao cliente sem toque
A conscientização sobre saúde, saneamento e segurança alimentar será ainda mais importante do que antes, tanto para os operadores de restaurantes e seus funcionários quanto para os clientes. É por isso que é altamente provável que as transações sem contato também estejam aqui para ficar.
Empresas de todos os setores terão que atualizar a tecnologia para oferecer aos clientes opções de pagamento sem contato, bem como opções de entrega sem contato. Em termos de quiosques de autoatendimento, isso significa que você terá que limpá-los com álcool entre os clientes, para que eles fiquem imediatamente à vontade.
Delivery e “retire no local” vieram para ficar
Uma coisa é certa: mesmo com a reabertura total dos restaurantes, eles ainda terão que respeitar o distanciamento social no futuro imprevisível — reduzindo consideravelmente suas coberturas internas.
Refeições fora do local, como entrega e retirada podem preencher essa lacuna e continuar sendo uma fonte adicional de receita para os restaurantes, mesmo após o levantamento das medidas.
Gostou de saber quais foram os principais ensinamentos para o Delivery pós covid-19? Continue no nosso blog e leia o artigo: Como as empresas de delivery devem lidar com alta demanda?