A alta demanda é algo comum, principalmente quando um comércio é extremamente conhecido. No entanto, para suportar essa demanda, as empresas precisam estar prontas para atender às necessidades do cliente.
Por isso, é indicado a criação de um plano estratégico que englobe desde o PDV até a retirada do produto pelo cliente. Quer saber quais são as melhores dicas e como as empresas de delivery devem lidar com alta demanda? Basta continuar a leitura até o final!
Antes de tudo, o que é alta demanda?
No ramo empresarial, o termo alta demanda é utilizado quando há uma enorme procura de clientes em relação a um determinado produto.
Isso pode ser algo extremamente positivo, pois demonstra o interesse dos clientes. Isso propicia um aumento exponencial do negócio, seja no faturamento ou na experiência do cliente.
No entanto, pode fazer com que um negócio pare de crescer, caso não haja uma boa organização dessa demanda. Isso pode resultar em demoras, desistência de compras e, em casos mais graves, processos judiciais.
Quais são as melhores dicas para contornar o problema de alta demanda?
Confira abaixo:
Agrupamento de pedidos
Uma maneira de lidar com grandes volumes é entregar vários pedidos em uma única execução de entrega. Redes de restaurantes e mercearias costumam ter pedidos para entrega na mesma área e na mesma janela de tempo.
Esses varejistas frequentemente utilizam lotes de pedidos para reduzir o número de motoristas necessários. O lote de pedidos é particularmente útil durante os períodos de pico de entrega.
Para mercearias, os clientes que encomendam entrega em domicílio dentro da mesma janela de 2 horas e moram em um raio de 5 quilômetros, podem receber suas compras na mesma corrida de entrega, desde que haja tempo suficiente e o veículo tenha capacidade suficiente.
Automatizando o tempo de entrega
Quando você deseja entregar com rapidez e eficiência, uma de suas primeiras prioridades deve ser coordenar e automatizar seus processos logísticos.. Quando a demanda ultrapassa sua capacidade a ponto de significar SLAs mais longos, os clientes devem receber opções de entrega atualizadas.
Isso pode parecer simples, mas mostrar opções de entrega precisas e disponíveis requer visibilidade completa de todos os recursos disponíveis – motoristas, frotas, tipo e capacidade de veículo e estoque – bem como processos automatizados que calculam as opções de entrega disponíveis em tempo real.
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