Como manter sua equipe de delivery motivada? Veja as principais dicas

Quem trabalha com o sistema delivery (seja como motoboy ou gerenciando as entregas) sabe o quanto é complexo. Os profissionais que realizam o trabalho nas ruas passam por desafios diários. Por isso, neste artigo, descubra como manter sua equipe de delivery motivada.

Abaixo, apresentamos dicas práticas que todas as empresas precisam aplicar — inclusive as que contratam o serviço delivery de forma terceirizada. Vamos lá?

Quais são as melhores dicas para manter sua equipe delivery motivada?

Abaixo, leia as 7 principais dicas!

1. Pague ao profissional delivery um valor justo

Além de desafiador, trabalhar como delivery também pode ser bem arriscado. Por isso, existem vários protestos comandados pelos próprios profissionais para que o pagamento por cada corrida seja o mais justo possível.

Ao definir os salários de seus funcionários, certifique-se de que o pagamento seja consistente com o que outras empresas em seu setor e área geográfica estão pagando. Lembre-se: 26% dos funcionários engajados dizem que deixariam seu emprego atual por apenas 5% de aumento no salário. Não perca grandes pessoas porque você as está pagando mal.

2. Proporcione um local agradável para trabalhar

Muitas vezes, os deliverys não possuem acesso às empresas em si, mas aos centros de distribuições. Como a sua passagem costuma ser rápida, é imprescindível que esses locais tenham um gerenciamento organizado. Assim, o profissional delivery não precisará esperar muito por uma encomenda, por exemplo.

Todo mundo quer trabalhar em ambientes que sejam limpos e estimulantes, e que os faça sentir bem, em vez de mal. Você não precisa gastar muito dinheiro para tornar esses espaços um lugar mais agradável para se estar.

4. Promova a colaboração dentro da equipe

De acordo com Weekdone.com, 39% dos funcionários não sentem que sua opinião é apreciada. Incentive os membros de sua equipe a participar plenamente, convidando suas contribuições e sugestões sobre como fazer as coisas melhor. Faça perguntas, ouça suas respostas e, sempre que possível, implemente suas soluções.

5. Não puna o fracasso

Todos nós cometemos erros — inclusive o profissional delivery. Faz parte do ser humano. A chave é aprender lições valiosas com esses erros para que não os cometam novamente. E essa é uma das melhores dicas para manter sua equipe delivery motivada.

Quando os membros de sua equipe cometerem erros honestos, não os puna – em vez disso, incentive-os a tentar novamente.

6. Comunique-se com sua equipe delivery

Parte da definição clara de metas depende de uma comunicação eficaz com sua equipe. A comunicação é uma via de mão dupla e você deve garantir que haja um fluxo constante de comunicação entre você e demais funcionários. 

Dessa forma, você pode não apenas mantê-los atualizados sobre o que precisa ser feito, mas também ouvir suas ideias, opiniões e comentários. Isso acabará por ter um impacto positivo em seus negócios, pois eles podem abordar os dilemas de uma maneira diferente de você.

7. Incentive a felicidade

O dia a dia do profissional delivery não é fácil, mas boas ações durante a jornada de trabalho podem resultar em momentos leves.

Funcionários felizes são membros entusiasmados e positivos da equipe, e sua atitude é contagiante. Fique de olho se seu pessoal está satisfeito com o trabalho, com o empregador e com você. Se não forem, pode contar com essa infelicidade para se espalhar.

Gostou de saber como manter a sua equipe delivery motivada? Clique aqui e descubra também como o e-commerce e delivery estão crescendo suas popularidades no Brasil.