Tendências para o mercado delivery em 2023

Tendências para o mercado delivery em 2023

O mercado delivery está evoluindo cada vez mais, seja adicionando novas tecnologias ou pensando em maneiras de deixar a experiência do cliente ainda mais positiva. Confira abaixo 5 tendências para o mercado de delivery em 2023

1. Sustentabilidade

Com o aumento dos consumidores conscientes, é indispensável que as marcas invistam em valores ecológicos, principalmente na hora de embalar os seus alimentos para delivery.

A preocupação com o impacto ambiental de suas atividades é um ponto muito importante, principalmente para captar mais clientes para o seu negócio.

Dessa forma, o investimento em embalagens sustentáveis é uma alternativa ambientalmente correta e uma ótima solução para o seu negócio, além de ser uma tendência de mercado.

2. Pratos personalizados

A adoção de pratos mais enxutos, com a possibilidade de personalização, é um ótimo convite à simplicidade para os restaurantes no mercado.

Além disso, oferecer opções que podem ser compartilhadas entre os clientes é a forma ideal de contornar a crise econômica que assola o país, como alternativa para o público.

3. Quick-commerce

O quick-commerce, ou q-commerce, é considerado a terceira geração do comércio. Ele é um modelo de venda com entregas mais rápidas. Se antes, em tempos de e-commerce, o normal era esperar alguns dias após finalizar o pagamento, no q-commerce a encomenda chega ao comprador em algumas horas ou minutos.

Apesar da origem no Food Delivery, são amplas as possibilidades para o q-commerce. A Amazon, por exemplo, entrega qualquer pedido comprado no site em algumas horas dependendo da sua localidade. Ainda no ano passado, a Amazon experimentou a entrega de mercadorias via drones, reduzindo o tempo de espera para aproximadamente 30 minutos.

4. Dark Kitchens

As Dark Kitchens são um conceito de cozinha fantasma, ou cozinha na nuvem. A venda de produtos é feita apenas por apps de delivery, não há restaurante físico. Ou seja, são empreendimentos gastronômicos que operam sem o “Front of House”, que é o salão para receber o público. 

Entretanto, trabalham apenas com a parte interna, a cozinha, o que chamam de “Back of House”, sem qualquer tipo de atendimento presencial. 

Elas foram uma das maiores apostas para o mercado de food service em 2022, e continuam sendo uma das tendências delivery 2023. 

5. Plant-based

O movimento plant-based (do inglês, “à base de planta”) é a proposta de substituição dos alimentos de origem animal para vegetal. A atende não só o público vegano e vegetariano, mas também os chamados “flexitarianos”, pessoas que desejam reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

Essa forma de alimentação vem crescendo em todo o mundo nos mais variados tipos de seguimentos da alimentação e por isso já é também uma tendência no delivery brasileiro.

Gostou de conferir as maiores tendências para o mercado de delivery em 2023. Continue no nosso blog e confira: Aprenda como atrair clientes para o delivery com dicas simples!