O mercado de delivery alcançou números gigantescos de crescimento nos últimos anos. O segmento de entrega de alimentos motivou esse impulso e movimentou mais de R$9 bilhões em 2021. Mas para fazer parte dessa fatia financeira é fundamental criar estratégias de marketing baseadas nos dados de clientes.
O planejamento de comunicação são inúmeros e podem ser guiados por diferentes formatos. As alternativas passam por promoções direcionadas nos formatos de e-mail marketing, push, SMS e/ou mensagens de WhatsApp. Contudo, para saber como comunicar com os clientes é fundamental contar com os dados do público.
No caso dos estabelecimentos de gastronomia, a ação adequada reflete diretamente no faturamento da empresa. Porém, antes de saber quais estratégias serão usadas, é fundamental captar os dados gerais do cliente, bem como conhecer a base para que o contato seja eficiente.
Como se destacar no mercado de alimentação?
Obviamente, destacar-se nos marketplaces de delivery não é uma tarefa simples. Os clientes têm uma variedade incrível de opções. Portanto, muitas vezes, podem ficar perdidos dentro dos aplicativos. Com isso, fazer a conexão por meio de ofertas pode ser um ponto atraente para o início de fidelização com o cliente.
Para te ajudar a criar formatos na captura dos contatos e estratégias de comunicação, listamos 7 ações que ajudaram a alavancar as vendas do seu estabelecimento. Para começar, reserve um espaço no bloco de notas e se prepare para iniciar o movimento do negócio.
Ajuste as etapas do delivery
Antes de pensar na estratégia de comunicação, coordene cada processo. Saiba quantas pessoas o seu negócio consegue atender com excelência e estabeleça tempo médio para cada ação da empresa.
Oferecer qualidade de serviço, com rapidez, e excelência na entrega com o motoboy. Assim, o primeiro passo da fidelização do cliente será conquistado e, a partir de então, é possível realizar uma comunicação individualizada com o cliente.
Divulgue o seu negócio
Construa um formato de comunicação físico e envio aos clientes junto com o pedido. Nessa estratégia, capriche na identidade visual, utilize uma mensagem breve e ofereça um cupom de desconto para a segunda compra.
O QR-Code é uma excelente solução e pode ser utilizado para comunicar diretamente com o cliente, bem como criar um ambiente de navegação individualizado e propor pesquisas de satisfação.
Entenda o seu cliente
Para conquistar o êxito no formato de comunicação, é fundamental conhecer a sua base. Nesse caso, os dados de cliente são essenciais para guiar os projetos internos.
A captura pode ocorrer de diferentes maneiras. Para começar, você pode solicitar o pré-cadastro com percentual de desconto. Desse modo, a base começa a ser construída e a comunicação direcionada para o cliente fidelizado.
Oferece entregas com experiência
Os motoboys são essenciais para o sucesso de toda a jornada do cliente. Ele será o ponto focal de contato, por isso é fundamental que o profissional seja simpático, ágil e priorize o atendimento final do cliente.
Construa credibilidade nas redes sociais
As redes sociais são importantes “braços” do mercado atual. A construção de comunicação direcionada com o público, com foco na humanização, contribui para o crescimento do seu negócio.
Seja criativo
Utilize os dados do cliente de forma consciente. Não caia no conto do vigário de comprar seguidores no Instagram ou de utilizar mailing de contatos vendidos. Deixe claro para o cliente que a privacidade dos dados é priorizada e que ele pode ficar seguro quanto aos movimentos do estabelecimento de segurança.
Priorize os clientes fiéis
Quando você fidelizar o cliente, ou seja, houver recorrência de compra chegou o momento de agradecer. Para isso, o Plano de Fidelização pode ajudar. Crie estratégias que mostrem para o seu público o quão ele é importante para você. Nesse caso, vale brindes, descontos exclusivos e mimos gerais. Leia como criar a jornada do cliente e mantê-lo fidelizado.