Você sabe quais são os canais de comunicação online mais utilizados no país? Sabe por que é importante estar em cada um deles? Neste artigo, descubra quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e como o setor delivery pode utilizar cada uma!
Afinal, quais são as redes sociais mais usadas no Brasil
As redes sociais são muito utilizadas em todo o mundo, o número obtido em abril de 2022 indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes.
Com base no relatório desse mesmo mês, produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite.
1. WhatsApp (165 milhões)
O famoso “zap-zap” não poderia ficar de fora da lista. Sua posição na lista o coloca como o maior mensageiro do mundo, tendo ultrapassado o Facebook Messenger recentemente.
Ele só conseguiu essa proeza há pouco tempo porque não é tão popular em outros países como é no Brasil. Mas parece que isso está mudando finalmente com os mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo.
O WhatsApp permite troca de mensagens de texto ou voz, chamadas por áudio ou vídeo e também em grupos, além de permitir compartilhar fotos e arquivos.
2. YouTube (138 milhões)
O YouTube é ideal para quem pensa em trabalhar em casa, tentando a carreira de influenciador digital. Existem diversos aplicativos que te ajudam a ser um Youtuber e tutoriais de como ganhar dinheiro no YouTube.
3. Instagram (122 milhões)
Pode parecer surpreendente, considerando a grande popularidade do Insta, principalmente aqui no Brasil. Uma plataforma completa e que permite quase todo tipo de conteúdo, ela é uma das mais indicadas para quem procura divulgar sua marca.
O Insta tem uma variada gama de ferramentas para suas estratégias de marketing para negócios ou para socializar com os mais de 1,221 bilhões de usuários ativos.
4. Facebook (116 milhões)
A plataforma foi pioneira no formato “feed de notícias”, ainda o mais usado até hoje.
O Facebook permite criar todo tipo de conteúdo, seja em texto, imagens, vídeos e transmissões ao vivo, o formato mais indicado e priorizado pela plataforma.
Vale lembrar que, se está procurando usar as mídias sociais para negócios, ter uma Fan Page e aprender sobre anúncios de Facebook é obrigatório.
5. TikTok (73,5 milhões)
Não é nada surpreendente ver o TikTok na lista das redes sociais mais usadas do mundo. Mesmo depois de diversas controvérsias, a rede focada em vídeos curtos ainda domina boa parte do público infantil e adolescente em vários países.
Atualmente, ele pode ser acessado no seu navegador de internet ou no Android e iPhone.
Como a empresa delivery deve estar em cada rede social?
Hoje em dia, é fato: quem não está presente nas redes não possui o seu negócio visto. Por isso, é importantíssimo ter uma estratégia bem definida para cada canal que a empresa delivery decidir apostar.
Um mesmo tipo de comunicação não é o ideal para a outra. Por exemplo: o conteúdo compartilhado via WhatsApp não é o mesmo a ser criado para o TikTok. Na hora de montar a sua estratégia, leve em conta os seguintes tópicos:
- o público-alvo de cada plataforma;
- o tipo de conteúdo mais assertivo;
- o tom de comunicação da marca;
- o engajamento resultante;
- o esforço de criação e publicação em cada rede social.
Gostou de conferir as redes sociais mais usadas no Brasil e como o setor delivery pode utilizar cada uma? Continue no nosso blog e confira: Instagram para delivery: como utilizar a rede social para vender mais? [Veja como o Clube Motoboy atua nas redes!]