Pronta entrega: como funciona a modalidade?

Você já olhou para comprar algo em um site de predilência e percebeu que estava marcado como pronta entrega? Você sabe o que isso significa, de fato?

Quando mencionamos a entrega de produtos de empresas (independente do seu porte), é extremamente necessário pensar em toda a logística, principalmente em relação ao estoque e ao delivery em si.

Esses leques de opções ajudam o cliente a entender qual o melhor prazo de pagamento, uma vez que a pronta entrega se diferencia da pré-venda, por exemplo — falaremos melhor sobre isso no decorrer do artigo.

Quer entender um pouco mais sobre a pronta entrega e como as empresas podem se preparar para que o processo de delivery das encomendas seja assertivo? Basta continuar lendo mais um artigo exclusivo do Clube Motoboy!

O que é pronta entrega?

A pronta entrega nada mais é do que a disponibilidade de produtos no estoque prontos para serem comercializados. Nesse caso, as empresas já possuem uma boa quantidade que pode ser despachada imediatamente.

E essa entrega ocorre logo após o pagamento do cliente. Assim, a expectativa é que o produto selecionado chegue até o consumidor final em um prazo reduzido, visto que não será necessário esperar pela sua fabricação ou até mesmo uma nova reposição de estoque.

Qual a diferença da pronta entrega para a pré-venda?

Muitos se questionam quais são as reais diferenças entre a pronta entrega e a pré-venda, uma vez que alguns comércios disponibilizam esses dois processos de vendas.

Como citado, a pronta entrega é baseada em disponibilidade de estoque, pronto para ser embalado e enviado assim que o cliente realiza o pagamento. Resumindo, o processo é sequenciado e bem mais rápido.

Já a pré-venda é utilizada como processo de venda quando a empresa ainda não possui o produto em estoque, mas colocará em produção. Assim, é possível anunciar em um site, por exemplo, colocando a data estimada que tal produto está disponível e pronto para ser despachado.

O pagamento é normalmente feito direto para a empresa, e o vendedor recebe sua comissão. A empresa, então, confirma o pedido e envia os produtos.

Não existe um processo melhor do que o outro, tudo dependerá da realidade da empresa, da disponibilidade de oferta e produção. O mais importante é deixar claro para o cliente quais são os prazos determinados e a certeza de que o produto desejado chegará em mãos.

Como fazer uma pronta entrega assertiva?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a pronta entrega, confira abaixo algumas dicas essenciais para que a experiência do cliente seja positiva. Confira:

Verifique o seu estoque

Não adianta ofertar uma pronta entrega se o estoque não possui a quantidade suficiente a ser ofertada. Caso esse inoportuno aconteça, fará com que os clientes percam a credibilidade na marca — e isso ninguém deseja, não é mesmo?

Tenha a certeza de que toda a logística foi verificada antes mesmo de colocar os produtos no ar. Avalie o seu estoque e então coloque para vender e despachar.

Defina um tempo de entrega palpável, não impossível

Muitos comércios utilizam da pronta entrega para prometerem entregas flashes, sendo que muitas vezes não possuem um time disponível para uma demanda tão exigente.

Independente da forma de entrega — por meio de uma empresa terceirizada, SEDEX, Correios, etc. — avalie um prazo factível. Assim, o cliente não ficará esperando por mais tempo além do acordado previamente.

Prepare o seu time de venda

O time de vendas precisa estar pronto para receber demandas quase que imediatas quando um produto é colocado a pronta entrega. Como há estoque e pessoas interessadas, a venda precisa ser concluída com agilidade e responsabilidade.

Conte com uma entrega premium

Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, por que não contratar uma entrega premium por meio de empresas especializadas? Isso pode fazer com que o produto chegue mais rápido e sem nenhuma avaria. Ou seja, o sonho de qualquer consumidor.

Como fazer para que os produtos cheguem no prazo certo?

Respeitar o prazo de entrega de qualquer produto — seja ofertado como pronta entrega ou pré-venda — é fundamental para o sucesso do negócio.

Por isso existem empresas que realizam esse tipo de serviço, absorvendo qualquer demanda de entrega do seu negócio!

A Clube Motoboy é uma dessas! Além de toda essa responsabilidade, contamos com uma equipe exemplar. Quer conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções? Nos siga no Instagram!