Delivery na Black Friday: conheça as melhores dicas!

Delivery na Black Friday

Neste ano, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro. No entanto, os preparativos precisam ser programados muito tempo antes, independente do segmento do negócio. Neste artigo, descubra as melhores dicas para faturar por meio do Delivery na Black Friday.

É de amplo conhecimento que nesta data as empresas costumam baixar os preços comumente praticados dos seus itens com o intuito de vender mais. Isso também torna-se um importante gancho para as compras de fim de ano.

Por isso, os seus clientes já esperam por descontos e ofertas especiais. Quer saber como tirar o melhor proveito do segmento delivery na Black Friday? Leia até o final para saber como!

Como a Black Friday surgiu?

A Black Friday é uma tradição, inicialmente, norte-americana. Ela nasceu, especificamente, no estado da Filadélfia, nos anos 90. Seu principal objetivo é trazer os maiores descontos no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que também antecede as compras natalinas.

No Brasil, a primeira Black Friday oficial ocorreu no dia 28 de novembro de 2013. Naquele ano, mais de 50 lojas expuseram as suas melhores promoções durante o evento 100% online. O sucesso da data é estrondoso! Em 2019, foi arrecadado mais de R$ 13,5 bilhões durante a sexta-feira de ofertas.

Como saber quais são as lojas participantes?

Existe um site oficial da Black Friday no Brasil. Além de demonstrar quais são as lojas participantes, a página elenca as melhores ofertas durante o dia e o final de semana seguinte, já que os varejistas costumam estender as promoções.

Apesar de a Black Friday ocorrer apenas em novembro, o site fica disponível durante o ano todo. Nos dias anteriores, a página exibe uma contagem regressiva especial para aumentar a expectativa de compras. Por isso, não deixe de checar se uma determinada loja aderiu ao acontecimento.

Quais as melhores dicas para o segmento delivery na Black Friday?

Confira abaixo as 5 principais:

1. Informe para os seus clientes sobre a data

Por mais que a Black Friday seja um acontecimento internacional, muitos clientes não tem conhecimento sobre a data específica ou até mesmo do que se trata. Nesse caso, que tal a sua empresa delivery informar a respeito?

Essa comunicação pode ser feita por meio do WhatsApp, Push SMS ou até mesmo por panfletos entregues no momento de entrega das encomendas. Além de deixar seu público informado, garante uma expectativa alta para a data.

2. Estenda além da sexta-feira

É muito comum ver os varejistas estender as promoções da Black Friday durante todo o final de semana ou até durar o estoque. Essa é uma boa pedida caso os resultados durante a sexta-feira sejam positivos.

3. Prepare o estoque

Essa é fundamental para quem trabalha como delivery na empresa que fabrica e distribui as encomendas. O estoque precisa estar cheio, principalmente se a expectativa é de alta demanda. A organização pode ser realizada por meio de um Sistema para Restaurantes, por exemplo.

4. Ofereça promoções de destaque

Na internet a Black Friday recebeu um nome depreciativo por parte de alguns, a “black fraude”. Isso ocorre em grande parte porque as ofertas não são tão chamativas para os clientes.

Se você deseja fazer uma estratégia forte de delivery na Black Friday, ofereça promoções e vantagens reais, nas quais o cliente poderá ver valor.

5. Fidelize os clientes

Nós falamos muito aqui no blog sobre fidelização e experiência do cliente. Afinal, sem cliente não há delivery que sobre em pé. A Black Friday pode ser o momento perfeito para captar e fidelizar clientes.

Ressaltamos mais uma vez: se o seu negócio ainda não está pronto para oferecer promoções realmente vantajosas, não faça promessas em vão. É melhor se preparar para a Black Friday do próximo ano ao invés de queimar a reputação.

Gostou de conferir as melhores dicas para delivery na Black Friday? Continue no nosso blog e leia o artigo: Descubra como contratar motoboy para delivery!