Quem já recebeu um produto em mal estado sabe o quanto preocupante pode ser. Tanto pela burocracia em ter que devolver o bem, quanto pelo fato de ter em mãos o que tanto esperou chegar.
Mas o lado positivo é que existem formas de reverter esse quadro, seja recebendo o valor de volta ou um produto em perfeitas condições. E o melhor é que existem leis e direitos do consumidor que resguardam essas ações.
Quer saber como relatar problemas com produto em mal estado e melhores dicas no momento de realizar esta abordagem? Então você está lendo o artigo correto! Continue ao final para saber de tudo!
Quais são as melhores dicas para relatar problemas com produto em mal estado?
Confira abaixo as 3 principais:
1. Tente Devolvê-lo
Verifique a política de devolução do lojista; se pode fornecer um reembolso ou substituição.
Os fabricantes oferecem garantias que incentivam os compradores a contatá-los para providenciar um reparo ou substituição, em vez de devolver os itens às lojas.
Pode valer a pena entrar em contato com o fabricante inicialmente, tenha certeza de que está usando o produto corretamente. Mas se o problema realmente for um defeito, é melhor devolver o item para reembolso ou troca — se o varejista permitir e você ainda estiver no período de devolução. Afinal, tem o seu dinheiro; se você quiser um reembolso, é quem fornecerá um.
O artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor ainda determina que o período para reclamar dos vícios aparentes é de:
- 30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato;
- 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.
O prazo para resolver o problema, por parte da empresa, é de 30 dias.
2. Use seus direitos de garantia
Se a loja tiver uma política de não devolução ou se o período de devolução tiver expirado, o próximo passo é explorar seus direitos de garantia.
Uma garantia é cabível para o varejista, fabricante ou ambos de que um produto está razoavelmente livre de defeitos significativos.
A maioria dos consumidores conhece as garantias expressas, que são oferecidas pelos fabricantes e, às vezes, pelas lojas.
2. Garantias expressas
Muitos produtos novos — especialmente itens mais caros — incluem garantias dos fabricantes, que são promessas de tratamento de defeitos. Às vezes, quando você compra mercadorias usadas, obtém garantias semelhantes dos varejistas.
Essas “garantias expressas” geralmente não cobrem o desgaste normal e geralmente são anuladas se os produtos forem usados incorretamente ou não forem mantidos conforme prescrito.
DICA: Guarde os recibos. Se mais tarde você precisar fazer uma reclamação de garantia com um revendedor, fabricante ou empresa de cartão de crédito, será necessário apresentar uma, bem como qualquer documentação de garantia original.
3. Reclame de forma eficaz.
Se uma loja ou fabricante não estiver ansioso para consertar as coisas, certifique-se de que o proprietário ou gerente da empresa saiba que você está insatisfeito.
Mesmo que os funcionários com quem você tenha lidado saibam que você está insatisfeito, essa informação pode não chegar a alguém que tenha autoridade — e se importe o suficiente com o atendimento ao cliente — para consertar as coisas.
A chave é declarar claramente os fatos como você os vê, por que você se sente no direito de obter alívio e como a empresa pode fazer as pazes. Reclame de maneira firme, mas não ameaçadora.
Ninguém responde bem à hostilidade. E lembre à empresa que você é um cliente fiel que pode continuar comprando e recomendando seus produtos.
Gostou de conferir as melhores dicas de como relatar problemas com produto em mal estado? Continue no nosso blog e entenda de uma vez por todas o que é delivery!